Conhecendo as Equipes: CHAVE 1

Pasteur Athlétique Club
Clube de Rúgbi fundado em 1981 na comunidade do Liceu Pasteur, motivados por atletas e pais franceses Equipe formada por quase 300 atletas de todas as categorias dos menores de 7 anos aos veteranos, diversos colaboradores voluntários de diversas nacionalidades e professores especializados. 


O PAC contribui a 30 anos com a história do rugby brasileiro, conquistando títulos em todas as categorias em que atua, e colaborando com as iniciativas de desenvolvimento do esporte no Brasil. Desde sua fundação, o PAC prepara e envia jogadores para a seleção Brasileira em todas as categorias Desde 2009 contribui para a integração social através do rugby de crianças a partir dos 9 anos de idade estando fortemente ligado ao projeto social RÚGBI PARA TODOS da comunidade de Paraisópolis em São Paulo, de onde provém muitos jogadores das atuais equipes de todas as categorias do PAC.



Wally's Jundiaí

O time de rugby de Jundiaí foi fundado em 2004 a partir de alguns jogadores que estavam treinando pela equipe de Campinas. Neste ano a equipe tinha apenas 8 jogadores e se encontravam apenas para se divertirem praticando o esporte.

De início o time se chamava apenas Rugby Jundiaí. A partir da metade de 2005 o time começou a disputar alguns jogos amistosos e algumas etapas do Campeonato Paulista do Interior (CPI) e em 2006 , quando passou a se chamar Wally´s Rugby Jundiaí, devido ao uniforme de jogo ser listrado, semelhante ao personagem Wally, do livro infantil “Onde Está o Wally”, o time se filiou a LIPAR (Liga Paulista de Rugby), participando definitivamente da CPI.

No ano de 2006, 2007 e 2008, o CPI, Campeonato Paulista do Interior era disputado no sistema de etapas, onde cada etapa durava um final de semana e cada equipe realizava em média 5 jogos para se consagrar campeã da etapa. No primeiro ano, em 2006, a equipe de Jundiaí em seu primeiro ano de disputa conseguiu a impressionante 2ª colocação na classificação geral, ano em que a equipe de São Carlos se consagrou campeã.

Em 2007, os Wally’s de Jundiaí, com um time mais forte e mais estruturado, sediaram uma etapa do campeonato na cidade de Jundiaí contando com 10 times e aproximadamente 200 atletas além de um bom público tendo contato com o rugby pela primeira vez. Neste ano, a equipe deixou escorregar o título do campeonato na última etapa em Ribeirão Preto, onde a equipe anfitriã se tornou campeã.

Com o rápido crescimento da equipe de Jundiaí, em 2008 não tinha como ser diferente, os Wally’s venceram as 4 primeiras etapas do CPI e abriram uma larga vantagem para o segundo colocado e ao final do ano se consagrou campeã geral da competição, batendo times tradicionais no rugby nacional como São Carlos, Ribeirão Preto, Campinas, além de outros participantes como Presidente Prudente, Bauru, Catanduva, Piracicaba, Americana, Águas da Prata, etc. Neste mesmo ano, Jundiaí disputou também a Copa do Brasil de rugby, entrando de vez para o cenário nacional do esporte.

Em 2009, o campeonato mudou um pouco de forma, sendo disputado nos moldes das competições internacionais, com jogos de 80 minutos e com 15 jogadores em cada time. Para isso, o campeonato foi dividido em 3 sub-regiões e no grupo de Jundiaí estavam, Campinas, Indaiatuba, Picaricaba e Americana. Os dois primeiros jogos foram em Jundiaí, um contra a nova equipe de Americana, que os Wally’s venceram por 50 a 3 e o outro com a forte equipe de Piracicaba, mas Jundiaí também venceu por 22 a 7.

O próximo jogo foi na cidade de Indaiatuba contra a equipe da casa, e o time de Jundiaí sofreu sua primeira derrota no campeonato por 26 a 17, sendo assim obrigada a vencer o próximo jogo fora de casa que seria contra a tradicional equipe de Campinas. O jogo foi muito disputado mas com grande atuação, Jundiaí venceu por 44 a 17 e se classificou em 2º lugar para a chave de ouro.

No segundo semestre, além da equipe de Jundiaí, estavam também na chave de ouro a equipe de Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos e Presidente Prudente. O primeiro jogo foi contra a equipe de São Carlos fora de casa e Jundiaí venceu por 14 a 0. O segundo jogo foi em Jundiaí contra a forte equipe de Ribeirão Preto, e em seu melhor jogo no ano, a equipe jundiaiense venceu por 34 a 10. O terceiro jogo foi decisivo para a equipe de Jundiaí, pois perdeu em casa para a equipe de Piracicaba por 13 a 8, que acabou se consagrando campeã do campeonato. Na última partida do campeonato,  Jundiaí foi até a cidade de Presidente Prudente, e após 8 horas de viagem venceu o jogo por 29 a 15, terminando assim na 3ª colocação do campeonato.




Lechuza Rugby Clube
O Lechuza Rugby Clube, surgiu após diversos jogos e treinos dos times Rugby Itu e Sorocaba Rugby Clube, o primeiro não tinha treinador, já o segundo não tinha material humano suficiente e sempre fazia jogos com outros times.
Para contar a história do Lechuza temos que passar pelas histórias dos dois times, então começarei pelo mais antigo o Sorocaba Rugby Clube.
O Sorocaba Rugby Clube nasceu em dezembro de 2007, após a saída de alguns membros do antigo time Rocs: Sorocaba Oxen, que atualmente não existe mais. Sendo assim formou-se o SRC, que também se funde a minha história no rugby. Presenciei o primeiro treino do SRC e participei do segundo e dos que vieram em seguida, assim começou minha paixão por esse esporte maravilhoso.
Em meados de 2008 o SRC começou a se desfazer, falta de pessoas nos treinos, enfim o problema de quase todos times de rugby, e assim num dia qualquer eu conheci Vitor, um amigo que me disse que gostava de futebol americano, e em uma viagem que fez até a argentina, propôs para os argentinos jogar futebol americano, só depois que começou a jogar percebeu que era rugby.
Eu disse pra ele que jogava rugby em Sorocaba, e o time tinha se desfeito mas eu gostava muito, a partir daí ele vivia me perguntando sobre exercícios que fazíamos nos treinos e após um tempo ele disse que estava montando um time em Itu, achei muito interessante e dei força pra ele continuar e prometi ir um dia participar do treino deles.
Por mágica o SRC estava voltando a suas atividades, eu participava dos treinos em Sorocaba e depois corria pra Itu treinar, fiz algumas vez depois desisti.
Os treinos em Sorocaba estavam a todo vapor mesmo com pouca gente, e Itu estava caminhando pois havia conseguido um treinado o Fernando, ex-treinador dos Tornados Indaituba, o qual teve que abandonar o time.
Com isso os times começaram a treinar juntos de vez em quando, depois disso surgiu o primeiro, segundo terceiro jogo e pronto a aliança estava formada.
No último dia 08/08/09, time se consolidou elaborou um estatuto e agora com o pé no chão, almeja participar da elite do rugby brasileiro.




Alto Tietê Rugby
Associação Esportiva que pratica o Rugby Union na cidade de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo.