Regulamento 2011



REGULAMENTO DO CAMPEONATO PAULISTA DO INTERIOR
1º DIVISÃO CATEGORIA ADULTO 2011

I. DOS OBJETIVOS GERAIS.

1. - O Campeonato Paulista do Interior 1º Divisão Categoria Adulto 2011 visa:
a) Possibilitar as equipes filiadas a Liga Paulista de Rugby participar de atividade desportiva competitiva, no intuito de desenvolver a modalidade na região de forma organizada e sustentável.
b) Promover a organização de jogos de Rugby nas cidades das equipes filiadas a liga, atraindo público, novos participantes e atenção do poder público e mídia visando à divulgação do esporte.
c) Motivar os jogadores filiados a Liga Paulista de Rugby a treinarem, colocando metas tangíveis as suas respectivas regiões (regiões metropolitanas) e clubes.
d) Fortalecer e incentivar os clubes da região do interior do estado de São Paulo.
e) Escolher um campeão regional.

f) Classificar as equipes que em ele participem, regulamentando a divisão em 1º e segunda divisão regional para o ano de 2012.

II. DAS INSCRIÇÕES

1. As equipes interessadas somente poderão se inscrever Campeonato Paulista do Interior 1º Divisão Categoria Adulto 2011, mediante a entrega ao 1º secretario da Liga o Sr. Julius Laucevicius ou a quem ele designar para este fim e ate o dia 18 fevereiro de 2011 uma pasta contendo : LISTA DOS JOGADORES - NOME COMPLETO, NÚMERO DO RG, DATA DE NASCIMENTO e EMAIL,( impresso e digitalizado em CD) assim como de seu Treinador e Presidente e secretario do clube.(Ficha inscritos anexo 1)
1.1Todos os jogadores inscritos para representar o seu clube deverão estar filiados junto a Federação Paulista de Rugby, para tanto deverão possuir: certificado Rugby Ready, certificado Rugby laws, atestado medico liberando para a pratica de rugby, pagar as taxas de filiação a FPR conforme ela estipular.
1.2 O clube será representado para fins de comunicação pelo presidente e ou secretario que deverão fornecer alem dos documentos exigidos aos atletas(excetuando o atestado medico) pelo menos dois telefones para contato corriqueiro e emergencial.
2. As equipes deverão estar em dia com as taxas de filiação a liga, e recolher as taxas de inscrição no Campeonato ate a data de 18/02/2011.
2.1 Os atletas que representarão as respectivas equipes deverão estar com a documentação em dia e filados a FPR ate a data de 18/02/2011
3. Após a data de 20/03/2011, as equipes que já estiverem devidamente inscritas junto a Liga Paulista de Rugby para a disputa do Campeonato Paulista do Interior 1º Divisão Categoria Adulto 2011, poderão no transcorrer do ano, acrescentar em sua ficha de inscrição e filiar junto a federação Paulista novos jogadores, sempre ate o 5º dia útil de cada mês par.
3.1 Os jogadores que forem inscritos no transcorrer do campeonato, somente poderão atuar após 48 ( quarenta oito) horas após a da data de inscrição, e deverão estar regularmente filiados a FPR.
4. O jogador inscrito por uma equipe, somente poderá mudar de equipe mediante apresentação de carta de liberação da sua equipe original e poderá mudar de equipe somente uma vez ao ano no intervalo entre os jogos do 1º e segundo turno do Campeonato.
4.1. Um jogador não poderá estar inscrito por duas equipes inscritas em este campeonato simultaneamente.
4.2. os jogadores inscritos serão ranqueados para propiciar a igualdade de condições de disputa de diferentes equipes, Jogadores que constam no elenco de equipes de 1º divisão do Campeonato paulista principal e ou Campeonato Brasileiro 2010, serão considerados Jogadores classe 2 ( dois) e deverão estar indicados em lista de inscrição e sumulas (J²), outros jogadores serão considerados jogadores classe 1( um), e não precisarão de indicação especifica.
4.3 Cada equipe poderá inscrever quantos jogadores classe um ou dois assim o desejar (mínimo de 25 classe um), mas somente poderá incluir na sumula de cada jogo um Maximo de 3 (três) jogadores classe 2 a cada jogo.
5. Fica proibida a participação no Campeonato Paulista do Interior 1º Divisão Categoria Adulto 2011 a participação de qualquer jogador com pendências disciplinares de âmbito nacional, estadual e ou regional.


III. DAS CARACTERISTICAS GERAIS.

1. O Campeonato Paulista do Interior 1º Divisão Categoria Adulto 2011 será disputado na modalidade denominada Rugby Union (15 jogadores de cada lado), devendo cada equipe inscrever um mínimo de 25 jogadores para participar do Campeonato Paulista do Interior 1º Divisão Categoria Adulto 2011.
2. As regras adotadas serão aquelas estabelecidas pela IRB e adotadas pela CBRu para o Jogo de quinze jogadores, com exceção das regras particulares a este campeonato.
2.1. Serão permitidas substituições durante os jogos em número limitado a 7 e + 1 no caso de jogadores da 1º Línea.
2.1 a) O jogador substituído não poderá retornar ao campo de jogo na mesma partida, a não ser no caso de substituição temporária, a qual somente poderá ser autorizada pelo arbitro da partida no caso de lesão com sangramento.
3. O Campeonato Paulista do Interior 1º Divisão Categoria Adulto 2011 terá o formato de duplo turno.
3.1 O primeiro turno será disputado na forma de rodízio simples ou duplo com jogos de ida ou ida e volta dependendo do nº de equipes em cada grupo.
3.1.1 Os jogos no primeiro turno terão duração de 80 (oitenta) minutos divididos em 2 (dois) tempos de 40 (quarenta) minutos com 1 intervalo de 10 (dez) minutos entre os tempos. O arbitro da partida tem liberdade para conceder quantos intervalos de hidratação achar necessário durante uma partida.
3.1.2 As equipes serão divididas em chaves com um mínimo de 4 equipes por chave, os cabeças de chave serão definidos em função da classificação final do CPI em 2010 , sendo consideradas cabeças de chave as melhores colocadas, as outras equipes integrantes das chaves serão designadas por sorteio realizado em reunião de 19/02/2011.
3.1.3 Cada chave devera ser formada por um mínimo de 4 equipes.
3.2 O segundo turno será disputado na forma de rodízio simples ou duplo com jogos de ida ou ida e volta dependendo do nº de equipes em cada grupo.
3.2.1 Os jogos no segundo turno terão duração de 80 (oitenta) minutos divididos em 2 (dois) tempos de 40 (quarenta) minutos com 1 intervalo de 10 (dez) minutos entre os tempos. O arbitro da partida tem liberdade para conceder quantos intervalos de hidratação achas necessário durante uma partida.
3.2.1 No segundo turno as equipes serão dividas em três sub grupos dependo da sua calcificação no 1º turno.
3.2.2 Serão classificadas para a chave de ouro as 8 (oito) equipes melhor classificadas no 1º turno.
3.2.3 As equipes classificadas para a chave de ouro serão sub dividas em dois grupos ( Ouro A e Ouro B) e disputarão entre si na forma de rodízio duplo, ao final dessa etapa, as equipes dos dois sub grupos, se enfrentarão com o respectivos colocado do outro grupo em partida única para definir as classificação final da chave de ouro.Estas partidas serão realizadas em um único local e data.
3.3 Serão classificadas para a chave de prata as 8 (oito) equipes classificadas a seguir classificadas para chave de ouro.
3.3.1 As equipes classificadas para a chave de prata serão sub dividas em dois grupos ( Prata A e Prata B) e disputarão entre si na forma de rodízio duplo, ao final dessa etapa, as equipes dos dois sub grupos, se enfrentarão com o respectivos colocado do outro grupo em partida única para definir as classificação final da chave de ouro.Estas partidas serão realizadas em um único local e data.
3.4 Serão classificadas para a chave de bronze as equipes não classificadas nas chaves anteriores.
3.4.1As equipes classificadas para a chave de Bronze poderão ser sub dividas em dois grupos ( Bronze A e Bronze B) de acordo ao numero de classificados em esta chave e disputarão entre si na forma de rodízio duplo, ao final dessa etapa, as equipes dos dois sub grupos ( no caso da sub divisão), se enfrentarão com o respectivos colocado do outro grupo em partida única para definir as classificação final da chave de ouro.Estas partidas serão realizadas em um único local e data.
3.4.2 Os clubes que por ventura venham a se fundar e manifestarem interesse após a data de 18/02/2010, poderão ser integrados no segundo turno do campeonato na Taça de Bronze.
4. A equipe devidamente inscrita no Campeonato Paulista do Interior 1º Divisão Categoria Adulto 2011 que somar maior número de pontos ao final do Campeonato será proclamada campeã do O Campeonato Paulista do Interior 1º Divisão Categoria Adulto 2011.

4.1 A primeira divisão do CPI 2012 será formada pelos 10 clubes melhor classificados no ano de 2011 .
4.2 Os clubes que classificarem no ano de 2011 abaixo da 10º posição assim como os clubes novos disputarão em 2012 a segunda divisão do CPI2012.
5. . Fica determinado que os jogos só poderão acontecer na presença de um médico que deverá apresentar ao árbitro de mesa a via original de seu CRM e assinar a súmula assim como contar com os contatos necessários para uma eventual remoção de um atleta. No caso de isto não ser cumprido o jogo não poderá ser realizado, ficando a equipe local caracterizada como faltante e arcando com as punições correspondentes aos itens 1.2 e 4 do artigo IV deste regulamento.
OBS: a simples presença de uma ambulância com para-médicos não retira a obrigatoriedade da presença de um profissional Medico no local.

IV. DA PONTUAÇÃO e PUNIÇOES.

1. A cada jogo as equipes poderão pontuar da seguinte forma,
Vitoria:4 pontos
Empate:2 pontos
Derrota: 0 ponto
1.1 além disto será outorgados pontos bônus a cada jogo as equipes que:
a) marcar 4 tries ou mais +1 ponto
b) perder por diferença de 7 pontos ou menos + 1 ponto
1.2 No caso de WO, o placar do jogo será estabelecido em 28-0 a favor da equipe não faltante, por tanto, vitoria + ponto bônus.
2. Será punida com a perda de 20 pontos ao final do turno, a equipe que tiver algum jogador inscrito no Campeonato Paulista do Interior 1º Divisão Categoria Adulto 2011, que pratique e ou incite a conduta desrespeitosa para com os organizadores locais e ou patrimônio por eles disponibilizado para a realização dos jogos.
2.1 Será punida com a perda de 4 pontos a equipe que colocar em campo um jogador não inscrito ou inscrito por outra equipe.
2.2 Será punido com cartão vermelho e suspensão automática por 2 jogos sem necessidade de julgamento o jogador que jogar por uma equipe pela qual não esta inscrito.
3. Será punida com a perda de 05 (cinco) pontos a equipe que der W.O.
3.1 Será considerado W.O da equipe local a não presença de médico no local do jogo, menos de 12 jogadores devidamente uniformizados dentro de campo para iniciar a partida. Tempo de tolerância para faltas da equipe local 30 min.
3.1.2 Será considerado W.O da equipe visitante menos de 12 jogadores devidamente uniformizados dentro de campo para iniciar a partida. Tempo de tolerância para equipes visitantes ate 100Km de deslocamento 40Min,acima de 100Km de deslocamento 60 a 90 minutos, desde que comprovado acidente e ou falha mecânica no veiculo de transporte.
3.2 Todos os jogadores para entrar em campo deverão apresentar documento de identificação com fotografia (RNE, RG, PASAPORTE, CARTEIRA DE MOTORISTA, ETC), no caso contrario o jogador poderá ser impedido de entrar em campo pelo arbitro da partida.
3.3 Alem disso se a equipe faltosa que não comunicar a falta com ate pelo menos 15 dias de antecedência ao jogo, comunicação escrita e telefônica com a direção da LIPAR e equipe adversária. Devera, no caso de a equipe faltosa ser a local, pagar as custas da viagem da equipe visitante,e uma multa no valor de R$500,00 valor este que será revertido para uma entidade assistencial indicada pela equipe não faltosa; se for a equipe visitante devera pagar o valor do terceiro tempo que a equipe local ofertaria apos o jogo, e . e uma multa no valor de R$500,00 valor este que será revertido para uma entidade assistencial indicada pela equipe não faltosa.
3.4. A equipe que der 2 WO será considerada desistente e todos os pontos decorrentes dos seus jogos serão considerados nulos.

3.4.1 No caso da equipe desistente , não poderá participar de outro campeonato ate não quitar a suas dividas junto a LIPAR e FPR.
4. A equipe que não enviar os árbitros para a partida a qual foi responsável será punida com a perda de 5 (cinco) pontos. O mesmo acontecendo no caso dos árbitros designados não enviarem as sumulas dos jogos ate o próximo dia útil após realizada a partida (digitalizada) e em ate trinta dias apos pelos correios.
5. Os julgamentos ficarão a cargo da Comissão Disciplinar da CBRu .
5.1.- Qualquer jogador que for punido com cartão vermelho ou com um 2º cartão amarelo (de jogos diferentes) ficará automaticamente suspenso por um jogo. O mesmo deverá ser julgado antes do segundo jogo após o fato ocorrido.
6. Como critério de desempate serão utilizados os seguintes dados em ordem de importância:
1º confronto direto entre as equipes;
2º Nº de cartões vermelhos;
3º Nº de cartões amarelos;
4º Nº de Tries;
5º Nº de pontos pro;
6º saldo de pontos;
7º sorteio;
6.1 Para formação dos grupos do segundo turno como critério de classificação e no caso nº de jogos diferentes entre os grupos, será realizada a media de pontos por partida da seguinte forma; dividir o numero de pontos obtidos pelo nº de jogos.
No caso de persistir o empate, seguirse-a a mesma formula com os critérios seguintes para desempate (ex; dividir o nº de cartões vermelhos pelo nº de jogos, etc.). Determinando assim quem e a equipe na segunda, terceira e quarta colocação de cada grupo do 1º turno.

V. DA ARBITRAGEM.

1. Os jogos somente poderão ser arbitrados por referees credenciados pela Liga Paulista do Interior.
1.1 Cada equipe filiada a Liga devera indicar dois trios de arbitragem formados pelos seus jogadores e ou dirigentes e ou contratados que tenham realizado no mínimo o Curso de Arbitragem IRB Nível
2.1 A equipe que não enviar os árbitros ( principal ,auxiliares de linha e 4º arbitro) determinados pela direção da LIPAR será punida conforme consta no item 4 do artigo IV.
2.2 No caso de não estar presente a partida o arbitro determinado pela Liga, o jogo poderá acontecer mas não será levado em consideração para a pontuação no Campeonato Paulista do Interior 1º Divisão Categoria Adulto 2010 (será considerado amistoso), será remarcado o jogo em data de comum acordo com as equipes e a Direção da LIPAR, no caso de não existir acordo a Direção da LIPAR determinara uma data para a realização do mesmo.
2.3. A equipe responsável pela arbitragem na data do jogo original devera arcar com as despesas da realização dos dois jogos, aquele ao qual deveria comparecer para arbitrar e o que foi marcado em data posterior devido a sua falta.
2.4 O prazo de tolerância para as equipes de arbitragem será de ate 30Min para aqueles que tiverem um deslocamento de ate 100Km, e 60 minutos para deslocamentos acima de 100Km, desde que comprovado acidente e ou falha mecânica no veiculo de transporte.

3. Logo após os jogos, os árbitros deverão avisar via SMS, o resultado do jogo que apitaram para Guilherme Zaparoli (11) 9569 3388.
No primeiro dia útil após o jogo, os árbitros deverão enviar a Súmula digitalizada (que deve ser baixada do site da Federação Paulista de Rugby por cada um) devidamente preenchida, constando também o número dos jogadores que fizeram tries, conversões, penais e drops assim como os eventuais relatórios de cartão vermelho para: Guilherme Zaparoli (gui_zapa@yahoo.com.br) e Mariano de Goycoechea (mdg2007@hotmail.com) e. lipar.2011@gmail.com.
4. A Direção da LIPAR sugere que cada árbitro contratado receba como ajuda por jogo o valor de R$ 200,00 (duzentos reais) e os auxiliares R$ 50 (cinqüenta reais) além dos custos com transporte.
Esse valor será pago na semana posterior ao jogo e desde que observadas as considerações acima citadas.
4.1 Os acertos econômicos serão de responsabilidade das equipes as quais foi designada a arbitragem do jogo

VI. DA PREMIAÇÃO.

1. As equipes receberão ao final do campeonato um troféu atestando a sua colocação final (desde que presentes a cerimônia de premiação).

VII. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. - As equipes inscritas aceitam este regulamento e se comprometem a respeitar as decisões tomadas pela Direção da LIPAR, não cabendo recursos e/ou reclamações posteriores.
2. – A LIPAR, seus dirigentes e atletas não se responsabilizam por qualquer acidente que leve à morte, incapacidade permanente, danos pessoais ou perdas de propriedades pessoais, salvo em caso de negligência ou omissão de socorro a vitima.
3. - Casos omissos serão resolvidos pela Direção da LIPAR.